Back

Motorização: entenda como funciona este importante elemento das cadeiras de rodas motorizadas

Muitas pessoas com deficiência física optam por utilizar cadeira de rodas motorizadas devido ao grau de comprometimento da mobilidade. Esse equipamento é ideal para o alcance da maior independência, já que possui motor e faz a cadeira de rodas se locomover sem que o usuário necessite de ajuda ou gaste sua força e energia para empurrar o equipamento.

A motorização de uma cadeira de rodas motorizada, normalmente, integra três elementos: motor, freio e transmissão. Inúmeras são as funções e aspectos ligados à esse componente e, por isso, é importante que o usuário esteja por dentro de como a motorização funciona para poder verificar o seu bom desempenho.

Siga a leitura e tire as dúvidas de como funciona o trabalho realizado pelo elemento principal das cadeiras de rodas motorizadas!

Controle de direção e velocidade

O controle de direção de uma cadeira de rodas motorizada é, na maioria das vezes, feito por variação de velocidade entre as rodas, assim como acontece em uma cadeira de rodas manual. Por esse motivo, as cadeiras de rodas motorizadas sempre possuem dois motores, um para cada roda. O controlador eletrônico comanda independentemente esses dois motores.

Para se movimentar em linha reta, por exemplo, ambos motores se movimentam no mesmo sentido de rotação e mesma velocidade. Caso o usuário queira que a cadeira dobre, a sua velocidade será reduzida e os motores passarão a girar em mesma direção e sentido, porém, com velocidades diferentes.

É possível girar 360º sobre o próprio eixo, sem que ocorra descolamento, por exemplo, girando os motores na mesma velocidade, porém em sentidos opostos.

Motor e potência

A transformação de energia elétrica em mecânica, através de dois motores de corrente contínua, é o princípio de funcionamento da cadeira de rodas motorizada. Para que a motorização tenha o correto desempenho, é preciso que o motor tenha uma potência ideal para que execute o bom trabalho de locomoção.

A potência é uma importante característica do motor. É ela que vai determinar a capacidade de carga, velocidade máxima, capacidade de vencer obstáculos, como subidas, e o consumo de energia.

É preciso ressaltar, contudo, que o motor nunca fará o trabalho sozinho. Por exemplo, se o usuário ultrapassar obstáculos, deve ser observado, além da potência do motor, as características físicas da cadeira de rodas. Cadeiras com pouca distância livre do solo, por mais que tenham motores potentes, não conseguirão transpor obstáculos muito altos, pois poderão bater no piso com mais facilidade.

A potência é um elemento muito valorizado pelos usuários de cadeira de rodas motorizada, principalmente porque relaciona com a velocidade máxima do veículo. E andar rápido, é uma questão recorrente entre a maioria dos usuários. Porém, nem sempre maior potência significa maior velocidade, pois outros elementos, como relação da transmissão, peso na cadeira e eficiência dos motores são influentes.

Em média, uma pessoa caminhando rápido atinge 6,5 km/h. Mesmo com motores menos potentes, uma cadeira de rodas motorizada chega nessa velocidade facilmente. Mas se o usuário desta cadeira de rodas quer que proporcione uma velocidade ainda maior, é aí que a potência do equipamento deve ser observada com mais atenção.

Maior potência ou menor potência?

Motores com grandes potências costumam gastar mais energia e isso acaba impactando na autonomia geral da cadeira de rodas. Para compensar essa escolha deve-se instalar baterias com capacidades maiores. Contudo, causará maior peso no equipamento.

Muitas vezes, o aumento da potência e, consequentemente, da capacidade das baterias, pode resultar em um sistema menos eficiente. Por conta do peso das baterias, a cadeira de rodas ficará ainda mais pesada para se locomover e isso fará com que gaste mais energia.

As cadeiras de rodas com motores de potência mais baixa, normalmente, são mais eficientes que as que usam motores de potência mais alta devido a esse aspecto. Mas vale ressaltar, que isso não é uma regra e nem sempre tem impacto significativo no desempenho. É preciso ter em mente que essas condições devem ser levadas em conta no momento da escolha do produto.

É preciso que o usuário entenda que há um limite, e que dependendo do aumento da potência, pode não resultar no bom desempenho da cadeira de rodas motorizada.

Transmissão

Para que a cadeira de rodas motorizada se locomova, é preciso transferir o movimento do motor para as rodas. Esse processo acontece através da transmissão da motorização.

O sistema trabalha da seguinte forma:

Os eixos dos motores rodam em uma rotação bastante elevada. Essa rotação precisa ser reduzida para que o sistema ganhe torque e diminua a velocidade acertando para a velocidade máxima que se deseja na cadeira de rodas.

A motorização pode ser constituída por dois tipos de transmissão, por caixas de engrenagens ou por um conjunto de polias e correias.

ENGRENAGEMCORREIA

Diferenças

Quando por caixas de engrenagens, há pouca possibilidade de manutenção. Pode-se trocar rolamentos, retentores e repor graxa. Caso a caixa apresente problemas nos dentes das engrenagens, a manutenção fica impraticável e a caixa completa precisa ser trocada. As motorizações engrenadas ainda apresentam uma folga ligada ao eixo da roda. Essa folga faz com que na arrancada ou parada da cadeira de rodas, se perceba uma batida de engrenagem, pois nem sempre os materiais estão encostados no sentido do movimento de arrancada. Já que os freios são ligados ao eixo do motor, eles não impedem a ação dessa folga que aparece no eixo de saída da caixa de engrenagens. Esse efeito não existe nas transmissões por correia.

COMPARAÇÃOENGRENAGEMOK

Já os sistemas de transmissão por correias são de alta durabilidade, tornando-se de baixa manutenção. Elas são empregadas em automóveis e motocicletas fabricadas para durar, nesses tipos de veículos, cerca de 40.000 km à 50.000 km. Para cadeiras de rodas motorizadas, o desgaste das correias pode acontecer por agressão mecânica externa, como por exemplo, em situação de “pedrinhas” ou sujeira acumular na correia. Nas polias, o ajuste ou troca do sistema pode acontecer por conta do desgaste natural que é gerado devido ao longo tempo de uso.

Comparações

Por conta da folga presente no sistema da caixa de engrenagem, a cadeira de rodas motorizada acaba por perder precisão em pequenas manobras. A transmissão por correias não apresenta essa folga, proporcionando que o usuário faça manobras mais finas e, dessa forma, com mais precisão.

Outra questão a ser observada na transmissão por caixa de engrenagem, são as acelerações mais bruscas serem limitadas para que as engrenagens não sejam agredidas. Enquanto que no sistema de correias, se permite que faça uma aceleração brusca (modo turbo), o que possibilita empinar a cadeira de rodas para vencer pequenos obstáculos.

Empurrando manualmente a cadeira de rodas motorizada

Muitas vezes é preciso que se empurre manualmente uma cadeira de rodas motorizada. Isso, por vários motivos. Seja por falta de energia nas baterias, problemas técnicos ou apenas porquê o cuidador acha mais fácil manejar a cadeira em uma curta distância empurrando-a, por exemplo.

Mas para que o sistema de motorização do equipamento seja parado e o modo manual seja ativado, o freio deve ser desativado de uma dada maneira, que pode variar conforme cada tipo de motorização.

Muitas cadeiras de rodas motorizadas possuem uma alavanca ligada diretamente ao freio que o desarma mecanicamente. Nesse caso, ao empurrar a cadeira, o usuário faz com que o motor gire manualmente junto com as rodas, tornando o deslocamento um pouco pesado.

Se a alavanca estiver ligada à caixa de engrenagem, ela desacopla o motor das rodas, com um carro em ponto morto. Nesse tipo de sistema, o freio fica ligado ao lado oposto do eixo do motor. Assim, a cadeira de rodas fica mais leve para ser empurrada, pois a roda passa a girar livremente.

O controlador da Freedom possui a função de desativar o freio no painel da cadeira de rodas motorizada e, por conta disso, é possível fazer a operação eletronicamente. Basta pressionar o botão Break/Off! Assim, o usuário não precisa se abaixar para movimentar a alavanca e fazer os ajustes. Acaba sendo bastante prático no caso de pequenas manobras. Em caso de movimentações mais longas, o sistema pode ser mecanicamente desacoplado.

Não é preciso que o usuário se preocupe e entenda cada detalhe composto na motorização no momento do deslocamento, pois o controlador eletrônico inteligente faz a tradução dos comandos dados no joystick. Mas entender o básico do trabalho realizado pela motorização é importante e facilita na hora da escolha do produto e no uso do equipamento.

Esse foi mais um post para você entender como funcionam nossos produtos. Gostou? Então siga nos acompanhando para ficar por dentro de tudo o que compõe as cadeiras de rodas Freedom!

73 comments

  • Coloquei para carregar a minha cadeira de rodas freedom compact com carregador da ortrobras, no entando queimou o carregador e parou de funcionar a cadeira de rodas. Será que queimou o joystick da minha cadeira de rodas?

  • Amigo estou com um senhor de 83 anos impossibilitado de andar. Pois estou precisando para a cadeira dele, do comando de emprego direção e velocidade. Estou precisando dos oito carvões das escovas dos motores. Essas peças é possível comprar com vocês da freedon?

  • boa noite ! fiquei uns 2 meses sem carregar minha cadeira freedon , agora fui carregar e nao carrega o carregador pisca direito oque pode ter acontecido ?

    1. Boa noite, meu é Rinaldo. Sou cadeirante e adquirir a dois anos uma cadeira motorizada Freedom Compacto 13. O problema é que ela começou a queimar fusível. Desmostei o a caixa de engrenagens e o motor primário esquerdo. Vi que tinha muita graxa na bobina e estava escorrendo para o induzido. Limpei tudo. Coloquei graxa na caixa de engrenagens e não coloquei graxa na bobina. Troquei os carvões e montei. Ela liga, mas não anda pra frente, só para os lados. Pode me dá uma dica do que seja? Obrigado.

  • Boa tarde, então a minha cedeira e uma freedom, ela queimou a caixinha que fica entre o joystick e o motor, você sabe se é possível comprar outro e qual o nome dessa caixinha que recebe todos os esses conctores!!!

  • estou precisando de um motor scoter 24v pois esta piscando luz e troquei bateria e nao adintou estou pensando que o motor queimou como posso saber quanto custa ou se vcs conserta pois o carrinho esta parado meu marido precisa muito boa noite e obrigada aguardando resposta.

  • Minha cadeira freedom parou de funcionar, eu ligo a cadeira e no painel mostra as três luz vermelha que sinaliza a bateria e não funciona . Não não atende a nenhum comando.

  • Olá, boa tarde,
    tenho uma cadeira ortobras ULX, e a caixa de engrenagens esta com uma delas gasta, mas, conforme mostrado em fotos acima , não existe peças para troca, será que terei que comprar um motor novo,

  • Minha cadeira freedom parou de funcionar, eu ligo a cadeira e no painel mostra as três luz vermelha que sinaliza a bateria e não funciona. O led está piscando com 5 luzes acesa. Não não atende a nenhum comando. O que faco. Estou no Acre é não há assistência técnica.

  • A minha cadeira standup está com falhas intermitentes, algumas vezes da pane fica piscando o painel do joystick, volta a funcionar, desligando,mexendo no acoplamento do motor esquerdo e religando

  • Olá, tenho uma cadeira motorizada ortomix. 2 Baterias 12v e 26 ah. Comprei ela usada e as baterias funcionavam muito bem. Depois de um tempo o carregador não indica mais se a bateria chegou a sua carga total, ficando sempre na luz verde e laranja. Bom, já coloquei pra carregar num local que carrega bateria e o que acontece é que as baterias não duram nem um dia. Seja eu usando pouco ou muito. A impressão que tenho é que tem algo roubando carga. Só não sei como saber o que é, pq tb onde moro, não tem assistência. Moro no interior da Bahia. Sta Rita de Cassia BA .

  • Boa tarde. Qual a corrente média que uma cadeira elétrica Freedom Type TDCMLDE2F01 exige de uma bateria FREE 12-33? E nesta corrente média, qual a autonomia (em unidade de tempo) da bateria? Na caixa do produto só há a especificação da capacidade em Ah.

  • Boa noite meu pai que troca as duas baterias da cadeira dele por uma somente isso teria como ?ou troca por outra mais potente ?

    1. Olá Verônica

      A cadeira de rodas sempre precisa de um par de baterias, caso ele queira aumentar o tempo de utilização da cadeira (autonomia) pode comprar baterias com maior capacidade em Ampere-hora (Ah), por exemplo se tiver uma cadeira com baterias de 33Ah, pode passar para 38Ah.

  • Boa noite!
    Ganhamos uma cadeira para minha irmã. Ela estava normal quando de repente parou. Acende as luzes do joystick porém não faz nada. Qdo fica muito tempo parada ela ainda da sinal de vida anda uns 2 metros e para.
    A bateria está carregada, já testei.

  • Minha cadeira motorizada Freedom,estava funcionando perfeitamente e eu sair e ela apagou e não ligo mais o que pode ter acontecido?

  • Opinião acho que as resposta poderia ser publicada direto no blog, assim teria possibilidade de atender outros usuários com as mesmas dúvidas!!!!!!

  • Quero informação da forma mais branda e suave para deslocar com a freedom stand up que movimenta de forma muito brusca quando aciono o stik. minha cadeira foi comprada há 2anos e não foi usada porque o paraplégico estava em tratamento médico..Pode ser que alguma função do stik não esteja sendo acionada corretamente.

  • Minha cadeira dar uns “trancos” como se freasse ou se a roda virasse de uma vez alguem pode dizer o que é pois nao tem assistencia aqui na minha cidade

  • Boa noite, minha cadeira é a freedom compact cm13, hj ela parou de funcionar e segundo o que estava indicando no led pelo manual, diz que é problema no motor esquerdo, como posso solucionar esse problema?

  • Boa noite!
    Por gentileza vcs poderiam me informar o valor do motor da cadeira Motorizada Fredon e da Bateria? Por gentileza? Desde já muito obrigada

  • Eu tenho o costume de desligar sempre, eu disse SEMPRE que eu não vou precisar dela um desses momentos é quando eu vou ao banheiro, coloco a cadeira em minha frente pra mecher no meu celular, desligo-a, e quando eu termino as minhas necessidades, ligo ela (a cadeira), ando meio metro com ela e desligo novamente, minha mãe diz que isso gasta a bateria mais rapidamente, isso é verdade?

  • COMPREI UMA CADEIRA DE RODAS MOTORIZADA FREEDOM, 2° MÃO.
    ELA FUNCIONA PERFEITAMENTE, MAIS QUANDO DESLIGO NÃO CONSIGO LIGA-LÁ.

    PRECISO DE AJUDA PARA MANUSEAR O PAINEL DE COMANDO.

  • Preciso saber como completar a graxa da cx de transmissão da minha cadeira,por favor podem me ajudar uma dica onde fica a graxeta.

  • Oi tenho uma cadeira de rodas freedom modelo sus eu estava andando de boa nela aí desliguei e fui andar para traz porém liguei ela e coloquei o Joy stique para traz ela apagou as luzes da bateria velocidade e diminuiu sozinha a velocidade como Faso para alimentar de novo obs ela veio com USB para conectar em PC

  • Boa tarde, estou com uma cadeira elétrica Jaguaribe que liga no controle mais fica piscando os leds de carga no joistic e não aceita controle, só da buzina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *